Às vezes acontece-me isto. Pedem-me um orçamento para a manufactura de um painel de azulejos, com um determinado tipo de decoração e tamanho e até amostras de cor de possíveis vidrados em tons âmbar e depois, afinal, o painel vai ser maior do que aquilo que estava previsto, os vidrados transparentes desaparecem e a decoração pedida passa a ser aquela tradicional, figurativa, a azul e branco – aquela que eu não sei fazer e que normalmente recuso; não sou uma pintora de painéis de azulejos, há quem faça disso a sua vida e o faça muito melhor do que eu.
Mas às vezes acontece-me isto; e não sei bem como, nem de que maneira, mas dei por mim a pintar uma paisagem rural, a azul e branco, num painel de azulejos de quatro metros de comprimento, que ainda por cima não me cabe todo no taipal e que tem de ser pintado em quatro quartos, um de cada vez e que tenho a sensação de ir avançando com o trabalho sem ter bem a certeza do que é que estou a fazer e sempre com medo que saia tudo mal, mas enfim; eu avisei.


Minha experiência psicanalitica diz que seu desabafo é mais relativo ao alto grau de perfeição que se cobra do que à sua capacidade de realizar o trabalho. Claro que não é fácil mas vivemos um alto grau de ansiedade e até de angústia mais pela idealização que fazemos, pela falta de aceitação de que cometemos erros a vida toda, por isso é necessário ter tolerância.
Nada disso tem a ver com a tecnica de pintar que essa você desenvolve fazendo, mas com a emoção que criamos face à ideia que criamos de nós mesmos.
Ter amor próprio é mais ter tolerância com os nossos erros do que gostar de nos “olharmos no espelho”.
…falo também de minha experiência como pintora e como estudiosa da psicanálise Keppeana…que tenho feito desde que a conheci para aplicar às dificuldades inerentes à atividade artística.
Avance sem receio. O talento corre-lhe nas veias !!!!
Obrigada Jorge! Passinho a passinho, se faz o caminho!
Porque será que eu tenho a certeza que vai sair uma obra prima? Talvez porque quem ama o seu ofício fá-lo com todo o empenho e dedicação… ou não fosse um Mestre nessa arte!
Bom trabalho!
Obrigada pela força, vamos ver os resultados!!!